No Ensino Fundamental II os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas.

Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares retomar e ressignificar as aprendizagens, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.

Considerando as características dos estudantes desse segmento, o colégio proporciona práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social. Aliado ao desafio da escola de cumprimento do seu papel de formação das novas gerações, está o compromisso assumido pelo colégio de estimular a reflexão e a análise aprofundada que contribua para o desenvolvimento de uma atitude crítica em relação ao conteúdo e à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais.

Assim o próprio material didático que é digital incorpora e traz novas possibilidades de comunicação e aprendizagem, com uso de ferramentas e recursos mais democráticos das tecnologias e para uma participação mais consciente na cultura digital. Possibilita novos modos de promover a aprendizagem, a interação e o compartilhamento de significados entre professores e estudantes, desenvolvendo habilidades e competências essenciais para a sociedade atual.

Além das avaliações periódicas que tem papel formativo no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, são realizados testes com agendamento prévio.

O Colégio Pilares estrutura o seu trabalho no Ensino Fundamental através dos seguintes aspectos:

Ensino dinâmico e prático – Metodologias ativas para atender as demandas do ensino deste século

Se queremos que os estudantes sejam proativos, precisamos adotar metodologias em que os estudantes se envolvam em atividades cada vez mais complexas, em que tenham que tomar decisões e avaliar os resultados, com apoio de materiais relevantes. Se queremos que sejam criativos, eles precisam experimentar inúmeras novas possibilidades de mostrar sua iniciativa.

As metodologias ativas são caminhos para avançar mais no conhecimento profundo, nas competências socioemocionais e em novas práticas.

Material didático digital Geekie One

Muitas vezes estudantes não veem significado no que estão aprendendo e a motivação individual diminui.

Com o Geekie One, a evolução do aprendizado se torna visível. É uma nova dinâmica pedagógica, que combina material didático e multiplataforma, tecnologia e parceira da aprendizagem, consultoria dedicada na transição e adaptação para o ensino híbrido.

 

Cada estudante tem seu equipamento (Chromebook) para realização de seus estudos e atividades e com os recursos e estratégias utilizados nas aulas desenvolvem a cultura digital tão importante nos dias atuais.

Famílias Geekie One acompanham a evolução de seus filhos e filhas de perto e tem visibilidade do engajamento de cada estudante. Estudantes ganham uma aprendizagem personalizada, adequada ao seu próprio desenvolvimento. Os professores identificam mais facilmente as dificuldades dos estudantes e das turmas e também suas fortalezas, assim enviam atividades direcionadas com o Geekie One.

 

Tecnologia e robótica com LEGO Education

As soluções LEGO® Education prezam por experiências enriquecedoras de ensino e aprendizagem. Por meio de recursos lúdicos que envolvem os blocos LEGO®, softwares, materiais curriculares, formação de professores, são estimuladas diversas habilidades para uma experiência única de aprendizado em sala de aula.

As atividades acontecem de forma interdisciplinar e durante as aulas, com a parceria entre os professores das diferentes disciplinas e o de robótica, explorando os conteúdos pedagógicas adequados a cada turma/ano.

Há também a possibilidade para que os estudantes participem das Oficinas de robótica no contra período, para aprofundamento de seus conhecimentos em tecnologia. As atividades de robótica tem o intuito de encorajar os estudantes a serem mais investigativos e construírem o conhecimento por meio de suas vivências.

O aprendizado é consequência de experiências, desafios e criações em equipe, tendo em vista o aprendizado e o desenvolvimento de conceitos de STEM , STEAM , Cultura Maker , Robótica , programação e habilidades do século XXI.

Projeto Bilingüe Cambridge

A parceria com a Cambridge University Press apresenta soluções de inglês através de materiais e serviços pedagógicos de qualidade. Através deles nós compartilhamos a missão da Universidade de contribuir para a sociedade através da busca por educação, aprendizado e pesquisa nos níveis mais elevados de excelência internacional.

As aulas acontecem com materiais atraentes com temas e tópicos atuais. Estão disponíveis também para estudantes e professores recursos digitais, vídeos Discovery Educational, áudios, exercícios extras online e workbook online na plataforma da Cambridge(CLMS) para a série Uncover do Ensino Fundamental II.

Educação Digital

Em um universo cada vez mais conectado, torna-se muito importante trazer para a sala de aula a discussão de nossa relação com a internet, com as redes sociais, com as mídias e com as tecnologias que nos cercam. Afinal, estamos lidando com estudantes que são nativos(as) digitais – ou seja, lidam com a tecnologia de forma cotidiana, desde seu nascimento.

 

O conteúdo de Educação Digital tem por objetivo reverter as possíveis consequências de um uso imaturo da tecnologia e permitir que enxerguemos os estudantes como potenciais agentes de mudança. Por meio dela, são estimulados a se tornarem cidadãos que pensam criticamente, que sabem se colocar no lugar do outro e são capazes de fazer a diferença no mundo digital e fora dele.

Estabelecida sob o tripé de riscos, desafios e oportunidades do mundo digital, Educação Digital aborda temas relevantes e situações de dilema para que estudantes se reconheçam como parte de uma comunidade digital e global e, assim, deixem de ser meros espectadores para se tornarem agentes fomentadores de um mundo melhor. Desejamos  estudantes capazes de lidar com as novas experiências que o mundo digital pode oferecer  e intervir nele de maneira colaborativa e responsável, seja na própria escola, na universidade, no mundo do trabalho, na rede de relacionamentos e nos desafios futuros.

Empreendedorismo e Educação Financeira

As aulas de Empreendedorismo e Educação Financeira tem como objetivo desenvolver diversas habilidades pessoais e preparar os estudantes para a cidadania consciente e autônoma.

Além de preparar para o futuro no mercado de trabalho, seja como empreendedor ou funcionário de uma empresa, possibilitando maiores condições de terem sucesso em suas carreiras, a educação empreendedora traz benefícios imediatos às crianças e jovens e desenvolvem competências úteis para toda a vida. É através dela que os estudantes podem ser estimulados a ter: ideias criativas, comprometimento, persistência, autoconfiança. Além disso conseguem melhor compreensão de responsabilidade, desenvolvimento do senso de liderança, facilidade para a resolução de problemas e maior clareza em relação às noções financeiras.

A cada ano as turmas definem seus projetos, pesquisando, coletando dados que possibilitem a finalização que consiste na criação de uma empresa a ser apresentada na nossa Feira de Empreendedorismo, onde cada turma irá montar e divulgar o seu empreendimento. Neles são trabalhados os diferentes aspectos necessários para que os objetivos sejam alcançados: planejamento de ações, levantamento de custos e despesas, elaboração de marketing, produção.

Redação

As práticas de linguagens cotidianas exigem que as capacidades expressivas sejam cada vez mais diversificadas. Essa disciplina irá propor reflexões e práticas sobre os diferentes gêneros em estudo, seus contextos de uso, linguagem empregada, estrutura, etc.

Ensinará também a fazer uma redação dentro dos critérios que são cobrados pelos avaliadores de avaliações externas.

Simulados internos – Geekie Teste

No Ensino Fundamental II são realizados dois simulados anuais para cada turma. O objetivo dessas aplicações é avaliar os estudantes nas áreas do conhecimento e habilidades estabelecidas para a Prova Brasil, respeitando suas matrizes de referência, a fim de verificar o nível de domínio dos estudantes conforme métrica nacional, permitindo, assim, a comparabilidade entre estudantes, entre escolas, entre aplicações e com os indicadores nacionais.

Visa também treino e simulação de avaliações externas: tempo de prova, tipos e quantidades de questões, etc.

Todos os itens selecionados para as provas da Geekie passam por um processo de elaboração, revisão e parametrização antes de tornar-se aptos a compor o banco de itens. Eles são elaborados por especialistas da área, ou seja, professores que atuam na área de conhecimento do item elaborado. Para a interpretação pedagógica dos dados o colégio recebe relatório detalhado, destacando os resultados obtidos para a análise minuciosa por parte da escola, subsidiando o planejamento das intervenções necessárias.

Programa Socioemocional KUAU

Programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar.

Classapp

O classapp é um aplicativo utilizado pelo colégio e oferece a comunicação privada, segura e completamente gerenciável, através de uma ferramenta multicanal capaz, inclusive de medir a visibilidade da comunicação.

Com ele, pais, escola estão conectados de forma inteligente, simples e eficiente.

Plantão de dúvidas e monitoria

O plantão de dúvidas é oferecido sempre que o estudante encontra dificuldades para compreensão dos conteúdos trabalhados em aula, deverá ser solicitado com antecedência pelos responsáveis, para agendamento com os professores.

A monitoria será programada pela escola, com a participação de estudantes monitores, tendo o objetivo de possibilitar outras oportunidades para aprendizagem e avanço dos estudantes.

Orientação educacional

O orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do
coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada estudante, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.

 

Saúde

A escola possui convênio com a Help Móvel, empresa que disponibiliza médicos orientadores 24 horas por dia, e em caso de necessidade, uma equipe médica é enviada para a escola e encaminha em caso de emergência, ao hospital do convênio médico.

Atualmente é realizado o treinamento de primeiros socorros com toda a equipe escolar.