Nesta página:

    Nossa História

    A história do Colégio Pilares começa na década de 80 com um sonho de uma educação de qualidade, assim a psicopedagoga Heliana Battaglia Beltrame funda o então Centro de Desenvolvimento Infantil Arte & Manha para atendimento de estudantes na faixa etária da Educação Infantil.

    Com o passar do tempo e com os mesmos ideais, a escola foi crescendo e ampliando seu campo de atendimento e em 2003 amplia seus horizontes para atender também as crianças do Ensino Fundamental, começando assim uma nova fase e com isso um novo nome também era necessário. A inspiração veio com a indicação feita pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, em reunião realizada pela UNESCO.

    Colégio Pilares, o novo nome foi baseado nos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

    E assim a missão da escola tem sido até hoje, construir pilares para a vida das próximas gerações. A convivência diária entre crianças, jovens e adultos, a formação ética tão necessária, sempre foi um diferencial do colégio.

    Com o desenvolvimento do município barbarense nos últimos anos, surgiram novas oportunidades, como o desafio de implantar o Ensino Médio, dando continuidade ao que teve início há mais de 3 décadas e completando o oferecimento de toda a Educação Básica.

    As mantenedoras Ana Lúcia Beltrame Giovanini e Heliana Battaglia Beltrame, juntamente com professores e colaboradores altamente capacitados, atendem atualmente crianças e adolescentes desde a primeira fase da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio. Educando anualmente mais de 500 pequenos cidadãos, com um ensino voltados para o desenvolvimento de habilidades, competências e a preparação dos jovens para o ingresso nas universidades e vida profissional.

    Missão

    Proporcionar educação de qualidade, respondendo ao dinamismo, aos desafios da atualidade, tendo como base os seguintes aspectos:

    • O desenvolvimento humano de forma global e harmônica.
    • O respeito as individualidades de todos.
    • A construção de conhecimentos que auxiliem na formação de pessoas autônomas, solidárias, éticas, sensíveis e versáteis, favorecendo a convivência num ambiente saudável, inovador e multidisciplinar, preparando para a cidadania responsável.

    Visão

    Ser reconhecida como: "a escola que acolhe e educa", através dos melhores e mais motivados recursos humanos e tecnológicos, sendo referência como organização educacional para a aprendizagem e a convivência, contribuindo para o desenvolvimento dos educandos e da comunidade.

    Valores

    • Ética
    • Compromisso
    • Responsabilidade
    • Superação
    • Amor
    • Motivação
    • Empatia
    • Solidariedade
    • Respeito

    Proposta Pedagógica

    A revolução da tecnologia, que mudou a forma de nos comunicarmos e nos relacionarmos uns com os outros, criou um ambiente que é bastante diferente e dá acesso a uma abundância de informações e de meios de comunicação e de expressão que favorecem a curiosidade, a exploração do mundo e a autonomia de crianças e jovens.

    A sociedade da era da informação e da comunicação exige de todos uma série de conhecimentos e habilidades para atuarmos com segurança e sucesso. Alguns desses conhecimentos e habilidades têm sido chamados de “competências sócioemocionais” ou “ competência para o século XXI”

    A escola continua sendo a instituição destinada pelas sociedades da maioria dos países do planeta para levar suas crianças e seus jovens ao conhecimento sistematizado pela humanidade. Tal conhecimento é trabalhado ao mesmo tempo em que são desenvolvidas outras funções educacionais, como preparação para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho e da cultura, de forma criativa, crítica, ética e pessoalmente realizadora.

    Por acreditar em uma educação em que o estudante é sujeito ativo e construtor do seu conhecimento, o Colégio Pilares adota uma proposta que valoriza o estudante como ser integrante de uma sociedade e que, por isso mesmo, possui muitos conhecimentos que não podem ser relegados a segundo plano; pelo contrário, devem ser aproveitados no processo ensino-aprendizagem.

    Compromissado com o ser humano e com a sociedade, trabalha com a criança e o jovem de modo a propiciar-lhe reflexões sobre o mundo em que vive e sobre si mesmo, oportunizando a ampliação dos conhecimentos para uma prática social cada vez mais humana e competente.

    A proposta pedagógica do Colégio Pilares sustenta-se numa visão de educação que parte das atividades significativas do cotidiano em direção à consciência científica e social sistematizada, baseando sua construção na interação, na busca da verdade, da realização humana, do respeito, da solidariedade, da responsabilidade, do senso crítico e criatividade para uma educação transformadora do ser humano e da coletividade em que está inserido.

    Essa proposta tem como pressuposto o enriquecimento da pessoa e o desenvolver dos dons de cada indivíduo pela aplicação do seu talento em atividades pedagógicas estimulantes e ampliadoras dos seus horizontes. Portanto, não enfatiza a abordagem de questões fechadas, de visão única e fragmentadas.

    A prática pedagógica da escola tem como perspectiva a Base Comum Curricular Nacional - BNCC para todo os segmentos de ensino que atua.

    Sendo assim, a postura do educador do Colégio Pilares, deve favorecer a prática dialógica, crítica, conscientizadora, participativa e criativa. O educador terá o papel de mediador entre o social e o pessoal do estudante no processo ensino-aprendizagem.

    Para a realização efetiva dessas intenções o Colégio Pilares tem como metas:

     

    • Proporcionar a participação democrática de todos no trabalho da educação;

     

    • Incentivar a integração da família e da comunidade com a instituição educacional, tendo em vista um trabalho interativo;

     

    • Preparar o estudante para um mundo em constante mudança, a fim de que ele tome conhecimento dos recursos históricos, científicos e tecnológicos do mundo que o rodeia;

     

    • Possibilitar atitudes que expressem a consciência dos valores universais;

     

    • Estimular o exercício do pensamento e do raciocínio, inclusive para que a comunicação ocorra de forma clara e precisa;

     

    • Propiciar condições para que a ação criadora seja emergente no cotidiano escolar e comunitário.

    Infraestrutura

    Para desenvolver todo potencial da criança e do jovem é importante que eles se sintam bem no ambiente em que estão inseridos. Por isso o Colégio Pilares conta com uma excelente  estrutura física.

     

    • Área de convivência (pátio);
    • Play-ground;
    • Quadra;
    • Salas de aula climatizadas e equipadas com multimídia;
    • Laboratório de tecnologia;
    • Laboratório de Química e Física;
    • Sala de leitura;
    • Horta,
    • Banheiros próprios para as faixas etárias.