O Ensino Médio tem como proposta, finalizar a educação básica e concluir os estudos desta modalidade, com a intenção de formar estudantes autônomos, que tenham consolidado conhecimentos e habilidades e internalizados valores que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, atuar de forma ativa na vida social e cultural, respeitar os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência fraterna e democrática.

Assim, as práticas pedagógicas oferecidas pelo colégio tem foco no desenvolvimento de competências, com definição clara do que os estudantes devem saber, considerando a constituição de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Sobretudo, o que devem “saber fazer”, considerando a mobilização desses conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

 

No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações.

Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.

Desta forma, o colégio busca uma educação integral, rompendo com visões reducionistas que privilegiam somente uma dimensão, cognitiva por exemplo, promovendo aprendizagens mais sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e , também com os desafios da sociedade contemporânea.

Assim, o próprio material didático que é digital incorpora e traz novas possibilidades de comunicação e aprendizagem, com uso de ferramentas e recursos mais democráticos das tecnologias e para uma participação mais consciente na cultura digital.

Possibilita novos modos de promover a aprendizagem, a interação e o compartilhamento de significados entre
professores e estudantes, desenvolvendo habilidades e competências essenciais para a sociedade atual.

Procura ainda, contribuir com o projeto de vida dos estudante ao estabelecer uma articulação entre os anseios desses jovens em relação ao seu futuro e planejamento de ações para construir esse futuro. Além das avaliações periódicas que tem papel formativo no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, são realizados testes com agendamento prévio.

O Colégio Pilares estrutura o seu trabalho no Ensino Média através dos seguintes aspectos:

Material didático digital (Geekie One)

Muitas vezes estudantes não veem significado no que estão aprendendo e a motivação individual diminui.

Com o Geekie One, a evolução do aprendizado se torna visível. É uma nova dinâmica pedagógica, que combina material didático e multiplataforma, tecnologia e parceira da aprendizagem, consultoria dedicada na transição e adaptação para o ensino híbrido.

Cada estudante tem seu equipamento (Chromebook) para realização de seus estudos e atividades e com os recursos e estratégias utilizados nas aulas desenvolvem a cultura digital tão importante nos dias atuais.

Famílias Geekie One acompanham a evolução de seus filhos e filhas de perto e tem visibilidade do engajamento de cada estudante. Estudantes ganham uma aprendizagem personalizada, adequada ao seu próprio desenvolvimento. Os professores identificam mais facilmente as dificuldades dos estudantes e das turmas e também suas fortalezas, assim enviam atividades direcionadas com o Geekie One.

 

Redação

As práticas de linguagens cotidianas exigem que as capacidades expressivas sejam cada vez mais diversificadas. Essa disciplina irá propor reflexões e práticas sobre os diferentes gêneros em estudo, seus contextos de uso, linguagem empregada, estrutura, etc.

Ensinará também a fazer uma redação dentro dos critérios que são cobrados pelos avaliadores de avaliações externas.

 

Simulados internos – Geekie Teste

No Ensino Médio são realizados simulados durante o decorrer do ano. Nas turmas de 1º e 2º ano são quatro aplicações, e para as turmas de 3º ano podem ser feitas até 10.

O objetivo dessas aplicações é avaliar os estudantes nas áreas do conhecimento e habilidades estabelecidas  para o Enem, respeitando suas matrizes de referência, a fim de verificar em que nível de domínio estão conforme métrica nacional, permitindo, assim, a comparabilidade entre estudantes, entre escolas, entre aplicações e com os indicadores nacionais.

Todos os itens selecionados para as provas da Geekie passam por um processo de elaboração, revisão e parametrização antes de tornar-se aptos a compor o banco de itens. Eles são elaborados por especialistas da área, ou seja, professores que atuam na área de conhecimento do item elaborado.

Para a interpretação pedagógica dos dados o colégio recebe relatório detalhado, destacando os resultados obtidos para a análise minuciosa por parte da escola, subsidiando o planejamento das intervenções necessárias.

Os estudantes também têm acesso, através do material do Geekie One, a um simulados do SISU (Sistema de Seleção Unificada) para ingresso em universidades e instituições públicas de ensino Superior. Utilizando as médias tiradas nos simulados, eles conseguem analisar e monitorar seu desempenho tendo como base suas pretensões de curso e faculdade.

Programa Socioemocional KUAU

Programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar.

Plantão de dúvidas e monitoria

O plantão de dúvidas é oferecido sempre que o estudante encontra dificuldades para compreensão dos conteúdos trabalhados em aula, deverá ser solicitado com antecedência pelos responsáveis, para agendamento com os professores.

A monitoria será programada pela escola, com a participação de estudantes monitores, tendo o objetivo de possibilitar outras oportunidades para aprendizagem e avanço dos estudantes.

Orientação educacional

O orientador educacional é um dos membros da equipe gestora, ao lado do diretor e do
coordenador pedagógico. Ele é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada estudante, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.

Ao lado do professor, esse profissional zela pelo processo de aprendizagem e formação dos estudantes por meio do auxílio ao docente na compreensão dos comportamentos das crianças. Enquanto o professor se ocupa em cumprir o currículo disciplinar, o orientador educacional se preocupa com os conteúdos atitudinais, o chamado currículo oculto . Nele, entram aspectos que as crianças aprendem na escola de forma não explícita: valores e a construção de relações interpessoais e que interferem nas aprendizagens.

Implantação do Novo Ensino Médio em consonância com a Base Nacional Comum Curricular

Vivemos um momento importante da história da humanidade, onde o advento de novas tecnologias e a disseminação da Internet, traz uma nova dinâmica para a sociedade, impactando a forma como acessamos informação, interagimos uns com os outros, produzimos conhecimento e aprendemos.

As crianças e jovens que estão conosco hoje na escola têm acesso a uma quantidade muito maior de informações, têm um pensamento não linear, são mais críticos, questionadores, adoram desafios e precisam de feedback permanente. A tecnologia faz parte do seu cotidiano, não param para entender para que elas servem, simplesmente, usam.

A escola precisa não só adotar tecnologias digitais, mas repensar suas estratégias de ensino para que possa atender ao seu objetivo máximo que é preparar seus estudantes para dar continuidade aos seus estudos, ingressar no mercado de trabalho e exercer sua cidadania, como prevê a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Brasileira.

Itinerários Formativos

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, além das disciplinas para a formação geral básica, os estudantes podem escolher disciplinas eletivas conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.

De acordo com suas escolhas os estudantes optarão por Itinerários Formativos que organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.

Tais eixos estruturantes visam integrar e integralizar os diferentes arranjos de Itinerários Formativos, bem como criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, que promovam a sua formação pessoal, profissional e cidadã. Para tanto, buscam envolvê-los em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros.

 

O Colégio Pilares oferece as disciplinas eletivas relacionadas abaixo, dentre muitas outras:

 

Projeto de vida

Inspirada na disciplina de Stanford e no livro Designing your life: how to build a welllived joyful life (Burnett & Evans), traz para os estudantes do Ensino Médio uma oportunidade para que desenvolvam autonomia para desenhar o percurso da própria vida e identificar seus principais desafios, aptidões, sonhos e ambições a fim de definir estratégias que os(as) ajudem a se tornar a pessoa que desejam ser.

A aulas de Projeto de Vida têm como proposta introduzir o método do design thinking

– utilizado largamente para a criação de soluções eficazes para diversos problemas do nosso dia a dia – na sala de aula, a fim de ajudar estudantes a traçar os planos da própria vida, para compreenderem melhor cada uma das opções e terem a possibilidade de se aprofundar em uma jornada de amadurecimento, autoconhecimento e planejamento para transformar sonhos em realidade.

 

Educação Digital

Em um universo cada vez mais conectado, torna-se muito importante trazer para a sala de aula a discussão de nossa relação com a internet, com as redes sociais, com as mídias e com as tecnologias que nos cercam. Afinal, estamos lidando com estudantes que são nativos(as) digitais – ou seja, lidam com a tecnologia de forma cotidiana, desde seu nascimento.

O conteúdo de Educação Digital tem por objetivo reverter as possíveis consequências de um uso imaturo da tecnologia e permitir que enxerguemos os estudantes como potenciais agentes de mudança. Por meio dela, são estimulados a se tornarem cidadãos que pensam criticamente, que sabem se colocar no lugar do outro e são capazes de fazer a diferença no mundo digital e fora dele.

Estabelecida sob o tripé de riscos, desafios e oportunidades do mundo digital, Educação Digital aborda temas relevantes e situações de dilema para que estudantes se reconheçam como parte de uma comunidade digital e global e, assim, deixem de ser meros espectadores para se tornarem agentes fomentadores de um mundo
melhor. Desejamos estudantes capazes de lidar com as novas experiências que o mundo digital pode oferecer e intervir nele de maneira colaborativa e responsável, seja na própria escola, na universidade, no mundo do trabalho, na rede de relacionamentos e nos desafios futuros.

 

Empreendedorismo Social

É possível transformar o mundo, gerar impacto positivo na sociedade, reconstruir novos cenários para lutar contra desigualdades e diferenças de oportunidades e, ainda assim, ter um negócio que gere renda e valor para quem o idealiza. Um dos objetivos de Empreendedorismo Social é exatamente estimular essa consciência em estudantes, incentivar um movimento para que sejam agentes de transformação do meio em que estão inseridos.

Ao longo da disciplina, estudantes entrarão em contato com diferentes realidades de modo que possam desenvolver um olhar empático sobre as variadas camadas da sociedade e compreender as reais necessidades de cada uma. Após a conexão com uma causa, conciliando o trabalho de habilidades empreendedoras com a autorreflexão sobre o seu papel na sociedade, estudantes serão capazes de buscar soluções eficazes, criativas e inovadoras.

Por meio da disciplina Empreendedorismo Social apoiamos estudantes no processo de planejamento, desenvolvimento e implementação de soluções e negócios voltados para uma causa à qual se identificam e que são capazes de transformar e gerar impacto local, regional ou global.

Criatividade e Inovação

Acreditamos que a criatividade não é algo inato, mas sim um processo que pode ser trabalhado e desenvolvido ao longo da vida de cada pessoa por meio de estímulos, espaços e processos adequados.

Nas aulas de Criatividade e Inovação os estudantes entrarão em contato com processos e formas de se estimular o fazer criativo e, também, irão se voltar para as necessidades reais de mercado e do próprio dia a dia deles, para encontrar soluções de forma eficiente e prática.

Os estudantes não somente irão reconhecer a importância da criatividade, mas entenderão o quanto os processos exercem um papel essencial no desenvolvimento eficiente de soluções. Utilizarão conhecimentos
de visão de mercado, empatia e desenvolvimento de produto para o alcance de soluções compatíveis com o
propósito almejado.

Tendo por base o uso de metodologias como o Design Sprint, que é a metodologia do Google para a criação de soluções em uma semana, estudantes vivenciarão, na prática, a construção de protótipos, observando as etapas, as responsabilidades e os papéis necessários para isso.

 

Classapp

O classapp é um aplicativo utilizado pelo colégio e oferece a comunicação privada, segura e completamente gerenciável, através de uma ferramenta multicanal capaz, inclusive de medir a visibilidade da comunicação.

Com ele, pais, escola estão conectados de forma inteligente, simples e eficiente.

Saúde

A escola possui convênio com a Help Móvel, empresa que disponibiliza médicos orientadores 24 horas por dia, e em caso de necessidade, uma equipe médica é enviada para a escola e encaminha em caso de emergência, ao hospital do convênio médico.

Anualmente é realizado o treinamento de primeiros socorros com toda equipe escolar.