Nesta página:

    Ensino Infantil - Fases de 1 a 5 anos

    Considerando que na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças tem como eixos estruturantes as interações e as brincadeiras, assegurando-lhes o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização do trabalho nessa faixa etária está estruturada em cinco campo de experiências baseados na BNCC - Base Nacional Comum Curricular, constituindo um arranjo curricular que acolhe situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.

    A criança é um sujeito histórico, que interage, brinca, observa, questiona, assimila valores, constrói e se apropria de conhecimentos. Isso posto, as interações e as brincadeiras configuram-se como eixos estruturantes dessa etapa de escolarização, uma vez que caracteriza o cotidiano da infância e encerram potencialidades para o desenvolvimento integral das crianças.

    Assim, coordenação pedagógica com a equipe de professores do Colégio Pilares preocupa-se em garantir a socialização, o cuidado e a educação no cotidiano escolar por meio da interação e da brincadeira, tanto entre a criança e seus pares quanto entre ela e os adultos, objetos e/ou o meio ambiente. Brincando, as crianças constroem sentido para o mundo, desenvolvem ideias e habilidades e ainda compreendem conceitos relacionados a cada vivência.

    Os conteúdos são oferecidos buscando uma aprendizagem significativa através de: atividades permanentes, sequenciadas e elaboração de projetos, isto é, os estudantes constroem significados atribuindo sentido àquilo que aprendem, contribuindo para o aprendizado pessoal dos estudantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências. Os seis grandes direitos propostos pela BNCC são estimulados para que as crianças possam desempenhar um papel ativo na construção de seus conhecimentos: CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR e CONHECER-SE.

    A avaliação na Educação infantil tem a função de monitorar os resultados das ações pedagógicas a fim de aperfeiçoar as práticas realizadas, sem a intenção de seleção, promoção ou classificação das crianças.

     

     

    Projeto Bilingüe

    A parceria com a Cambridge University Press apresenta soluções de inglês através de materiais e serviços pedagógicos de qualidade. Através deles nós compartilhamos a missão da Universidade de contribuir para a sociedade através da busca por educação, aprendizado e pesquisa nos níveis mais elevados de excelência internacional.

    As aulas acontecem com materiais atraentes com temas e tópicos atuais. Estão disponíveis também para estudantes e professores recursos digitais, exercícios extras em plataforma digital e App para uso do Greenman, personagem da Educação Infantil com uso em tablet.

     

    Aula de música - Com professor especialista

    A partir da Fase 1, os estudantes têm aula de música na grade curricular.
    A música possui um papel muito importante, ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, além de facilitar o progresso de aprendizagem.

     

    Projeto Hábitos Saudáveis

    Tem como objetivo conscientizar os estudantes e seus familiares sobre a importância de uma
    alimentação saudável.

    Todas as refeições servidas aos estudantes são preparadas na própria escola sob a supervisão de uma nutricionista, com temperos naturais e sem conservantes.

    O cardápio balanceado é elaborado mensalmente e enviado aos pais, através do aplicativo no celular (ClassApp) para acompanhamento do que será servido.

     

    Projeto Horta

    Projetos que incentivam a alimentação saudável, a experimentar os diferentes alimentos e formas de se apresentar de maneira atrativa.

    As crianças plantam, cuidam e colhem os alimentos produzidos.

     

     

     

    Projeto Permanente de Leitura

    Incentivar e ampliar o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvam a leitura.

    Os estudantes têm na rotina escolar, um horário específico para irem na biblioteca e a partir de três anos, os estudantes levam semanalmente livros para serem lidos em casa juntamente com a família, incentivando e ampliando o seu repertório para a leitura.

     

    Programa Escola da Inteligência

    É um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar.

    Fundamentada na teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos estudantes. Todos os envolvidos - professores, estudantes e familiares são beneficiados com mais qualidade de vida e bem estar psíquico.

    E muito mais como:

     

    • Aulas dinâmicas;
    • Salas com turmas reduzidas;
    • Educação Física com professor especialista (fase 4 e 5);
    • Robótica com LEGO Education (oficina – fase 4 e 5);
    • Material didático próprio desenvolvido para a Educação Infantil.

     

    Classapp

    O classapp é um aplicativo utilizado pelo colégio e oferece a comunicação privada, segura e completamente gerenciável, através de uma ferramenta multicanal capaz, inclusive de medir a visibilidade da comunicação.

    Com ele, pais, escola estão conectados de forma inteligente, simples e eficiente.

     

    Saúde

    A escola possui convênio com a Help Móvel, empresa que disponibiliza médicos orientadores 24 horas por dia, e em caso de necessidade, uma equipe médica é enviada para a escola e encaminha em caso de emergência, ao hospital do convênio médico.

    Anualmente é realizado o treinamento de primeiros socorros com toda a equipe escolar.